"Tudo bem que envelhecer não é fácil. Quem disser que é, está mentindo. Mas pode ser muito prazeroso e, sim, é um privilégio. Pois, chegou o período de celebrar a sabedoria, os dias vividos - bons e ruins, a passagem do tempo, o amor e o propósito."
​
Dra. Silvana Coelho Nogueira
"Tudo bem que envelhecer não é fácil. Quem disser que é, está mentindo. Mas pode ser muito prazeroso e, sim, é um privilégio. Pois, chegou o período de celebrar a sabedoria, os dias vividos - bons e ruins, a passagem do tempo, o amor e o propósito."
​
Dra. Silvana Coelho Nogueira



Especialidades
Médica Geriatra
Cuidados Paliativos
Envelhecimento saudável
Assistência domiciliar
Gestão médica e hospitalista
Minha história
​
Quando entrei na faculdade de Medicina, um pouco antes dos anos 2000, tinha convicção que seria nefrologista. Por conta da doença do meu avô paterno, cresci acompanhando serviços em uma clÃnica de diálise. Desde cedo sabia o que era dialisador e como um rim funcionava e para quê servia.
Entrei na residência de Clinica Médica em Fevereiro de 2006, na ilustre e tradicional Santa Casa de São Paulo, ansiosa pelo estágio na nefro, mas, quatro meses depois, uma vez frequentando o ambiente da residência médica, tive a oportunidade de ir ao famoso (e distante) bairro do Jaçanã para conhecer o Dom Pedro, instituição de longa permanência mais antigo do PaÃs e assim comecei a atuar na campo da geriatria.
Â
Desde então, tudo mudou. Entendi que a Geriatria tratava da pessoa e não só da doença. Percebi que a área profissional se atentava ao como e com quem viviam, tal e qual aos seus sentimento e à realidade que cercava aquele idoso, informações estas eram tão ou mais importantes que o número marcado no aparelho de pressão.Â
Â
Percebi que tratar da finitude não era tabu. Ser geriatra não só fazia sentido para mim profissionalmente, mas passou a ser a minha principal paixão.
Fui para a UNIFESP, tornei-me geriatra ao lado de pessoas incrÃveis, das quais, a maioria tenho a sorte de continuar em contato.
Â
Ser geriatra fez de mim uma pessoa melhor, me deu oportunidades incrÃveis. Só tenho o que agradecer.Â



-
Médica Geriatra, atuante em Cuidados Compassivos, com vasta experiência em assistência domiciliar e estudiosa em espiritualidade e envelhecimento.​
-
Graduada pela Universidade Estadual do Piauí.​
-
Residência em Clínica Médica pela Irmandade Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.
-
Especialista em Geriatria pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia – SBGG e pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP.
-
Médica da Secretaria de Saúde do Distrito Federal até o ano de 2021.
-
Membro da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia – SBGG.
-
Ex-membro da comissão nacional de Dor em Geriatria da Sociedade Brasileira de Estudos da Dor – SBED.
-
Atuou como consultora FIOTEC/FIOCRUZ do Ministério da Saúde para área da saúde do idoso;
-
Atuou como médica hospitalista da equipe do Hospital Sírio Libanês/Brasília, na área de oncologia;
-
Atuou na gestão clínica da United Health Group Brasil.
-
​Atuou como Gerente Médica da empresa Ágape Assistência Domiciliar, tendo desenvolvido o Programa de Cuidados Paliativos da empresa.
-
Palestrante convidada em várias eventos da área de Geriatria e Gerontologia.