A gerotranscedência e você!
- silgeriatria
- 22 de nov. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 14 de dez. de 2023
Estamos todos no longo caminho do envelhecer, procurando vencer obstáculos e chegar a um envelhecimento saudável e bem-sucedido, esse envelhecer que permite lidar com as dificuldades e perdas naturais na jornada sem perder a independência e a capacidade de decidir por si só, a autonomia.
Eu já falei muitas vezes de pontos específicos associados ao envelhecimento do corpo, como prevenir a Doença de Alzheimer, o que significa a confusão mental no idoso, como ter músculos fortes vão diminuir o risco de quedas, melhorar a saúde óssea e até turbinar a memória. Hoje, eu vou falar sobre um ponto diferente, mas também crucial para o bom envelhecimento: a gerotranscedência.
Não é segredo que o passar dos anos costuma trazer sabedoria, paciência e alguma quietude, ou pelo menos é assim que esperamos que aconteça. A gerotranscedência é justamente esse estágio de maturidade que finaliza o caminho para a sabedoria e a maturidade. A gerotranscedência traz um novo entendimento das suas verdadeiras necessidades, das relações sociais, de qual futuro você quer viver e como você quer vive-lo. É um redimensionar das vontades. É entender que ser é mais importante que ter e reajustar a rota da vida.
Lars Tornstam, gerontólogo sueco, desenvolveu a teoria da gerotranscedência em 1989, baseado na sua própria experiencia ao se tornar mais velho. Ele definiu três dimensões associadas às mudanças que levam a esse último estágio de maturidade: a dimensão cósmica, a autodimensão e a dimensão do relacionamento social e pessoal. A dimensão cósmica contempla a redefinição do tempo, a conexão com gerações anteriores, uma diminuição do medo da morte, dos mistérios da vida e a procura da felicidade transcendental. A autodimensão inclui a autoconfrontação, diminuição do egocentrismo, é um olhar e refletir sobre si sem sombras, levando a uma aceitação do corpo e da mente. A importância dos contatos sociais nas diferentes fases da vida, as máscaras sociais que criamos ao longo dos anos, a inocência emancipada, o reduzido interesse pelos bens materiais e a sabedoria se encontram na dimensão do relacionamento social e pessoal.
Quem envelhece e cresce em gerotranscendência experimenta uma redefinição do tempo, espaço, uma mudança das necessidades relacionadas a possuir. Normalmente, isso gera uma aceitação do corpo e da própria vida, diminuindo as exigências e as culpas que carregamos. Traz ainda consigo uma maior conexão entre o corpo e o espírito, evoluindo para paz interior e uma fonte individual pura de felicidade real. Ou seja, traz um envelhecer mais saudável e positivo.
A melhor parte da gerotranscedência é que um caminho acessível, contínuo e que pode ser pavimentado por todos nós. A fonte mais confiável para trilhar esse caminho é a Espiritualidade e o autoconhecimento. Portanto, cuidar do corpo e da alma é o verdadeiro segredo para um envelhecimento positivo e saudável.

Dra. Silvana Coelho Nogueira é medica geriatra, CRM 18612DF/ RQE 10216, especialista pela Universidade Federal de São Paulo e pela Associação Médica Brasileira. Pós graduada em Oncogeriatria pelo Hospital Israelita Albert Einstein. Possui Residência médica em Clínica médica pela Santa Casa de São Paulo e é formada pela Universidade Estadual do Piauí. Radicada em Brasília, onde exerce sua atividade profissional desde 2011. Escreve às quintas-feiras para o portal Etarium.
Opmerkingen