top of page
Flores de cerejeira
Original on Transparent.png

"Envelhecer é o destino de todos, mas é muito difícil envelhecer e de entendê-lo como objetivo."

Dra. Silvana Coelho Nogueira

Quatro alimentos que vão turbinar a sua memória

  • Foto do escritor: silgeriatria
    silgeriatria
  • 10 de set. de 2023
  • 2 min de leitura

Ajude o seu cérebro a funcionar melhor e aprenda a turbinar a memória



Mulher de meia idade lendo


Manter uma boa memória é uma grande preocupação para quem quer envelhecer bem. Sem uma memória adequada, continuar independente vai ficando cada dia mais difícil e depender dos outros para viver é apenas uma questão de tempo.

Muitas doenças podem afetar a memória, como a doença de Alzheimer . Vitaminas baixas e hormônios alterados também contribuem para diminuir seu funcionamento.


Fazer atividade física regularmente, ler bastante, aprender coisas novas e colocar sempre a cabeça para funcionar são muito importantes para manter a memória saudável.


Uma memória de qualidade não é meramente obra do acaso as atitudes e sua alimentação podem ajudar a manter a cabeça sempre funcionando.


Afinal, o que é memória?


A memória é a capacidade cerebral de adquirir, guardar e acessar informações. Essas informações podem ser capturadas através dos sentidos, como ouvir e ver.

Elas podem ser usadas para situações que acabaram de acontecer, para lembrar de algo do passado, para executar o passo-a- passo de uma ação como dirigir ou cozinhar, por exemplo.


Por que a memória é importante?


A memória é uma das funções cerebrais mais importantes, pois possibilita a realização das ações ao longo do dia e o aprendizado, além de estar associado a própria identificação pessoal. Precisamos da memória para as atividades básicas até as complexas do nosso dia a dia. Quando acordamos pela manhã, tomamos café, tomamos banho e trocamos de roupa para sair estamos a todo momento acessando as memórias guardadas e que guiam a rotina.


Alimentos que ajudam a melhorar a memória


Salmão

O Salmão é um peixe de águas profundas e que é muito rico em Omega 3 e vitamina b1, também chamada de tiamina. Essas substâncias ajudam a melhorar o funcionamento da memória, pois melhoram a ligação entre os neurônios;



A castanha do Pará, também chamada de castanha do Brasil, é natural do norte do país e rica em vários nutrientes, dentre eles o selênio. Cada 28 gramas de sementes contém 774% da ingestão diária recomendada (IDR) de selênio. Este nutriente tem alto poder antioxidante, combate radicais livre e diminui a inflamação de forma geral e faz muito bem para a memória.



Os ovos são super alimentos, ricos em selênio, vitamina B12 e colina. Todos esses nutrientes fazem muito bem para o funcionamento cerebral, seja por ação anti-inflamatórias ou por melhorarem a ligação entre neurônios. No caso da colina, ela é precursora da acetilcolina, essa substância é muito importante no sistema responsável pelo aprendizado e memória.


Nozes


As nozes são oleoginosas ricas em Ômega 3, selênio, vitamina E e folato. Todos esses nutrientes tem ação antioxidante e melhoram o funcionamento cerebral.



Acrescente esses alimentos ao seu dia a dia e tenha uma vida ativa e funcional. Sua memória agradece



Fonte :


Comments


bottom of page