Cinco benefícios da Instituição de Longa Permanência ou asilo
- silgeriatria
- 9 de jan. de 2024
- 3 min de leitura

Em um mundo cada vez mais idoso, a instituição de longa permanência (ILPI), também conhecido como asilo tem recebido bastante destaque em praticamente todas as regiões do planeta.
No entanto, as instituições asilares sofrem bastante preconceito e são vistas com desconfiança por muitas famílias e indivíduos doentes que tem medo de maus tratos e desatenção ou falta de assistência. De tempos em tempos, algumas notícias com denúncias de negligência ou imprudência envolvendo as ILPIs aparecem nos jornais. No Brasil, as instituições são cada vez mais reguladas pelos poderes públicos e acompanhadas de perto pela Vigilância Sanitária com exigências rigorosas quanto aos cuidados dispensados e os níveis de limpeza, atenção e assistência de saúde por uma equipe multidisciplinar;
O que é uma Instituição de Longa permanência?
A Instituição de longa permanência é uma moradia destinada a abrigar, de modo coletivo, idosos ou não idosos que podem possuir ou não alguma limitação física ou psíquica.
Essas moradias são regulamentadas pela RDC número 502 que define as prerrogativas e as exigências para seu funcionamento, desde a estrutura física a contratação de cuidadores.
Quem pode residir numa ILPI?
As instituições normalmente abrigam indivíduos idosos ou jovens que não conseguem ou não querem mais residir em sua residência. Normalmente, são indivíduos que precisam de cuidados especiais ou creem ser mais seguro ou fácil residir em um ambiente protegido.
Algumas doenças como doenças neurológicas progressivas tais como demências, esclerose múltiplas, esclerose lateral amiotrófica, atrofia de múltiplos sistemas, doença de Parkinson, Acidentes vasculares são reconhecidas por levarem a dependência.
Outras doenças como miopatias, transtornos ortopédicos também podem levar a dependência e necessidade de cuidados por terceiros.
Cinco benefícios de uma Instituição de Longa Permanência
Rede Social

Muitos idosos passam a morar sozinhos ou a ficarem isolados com pouco contato com amigos, familiares e até mesmo de sua vizinhança; Em uma Instituição de longa permanência, a convivência acontece naturalmente já que é uma ambiente coletivo. E essa convivência com outros indivíduos sejam cuidadores ou outros residentes favorece uma melhora no humor e até mesmo em algumas áreas da cognição.
Estímulos

Uma Instituição de longa permanência normalmente oferece algumas atividades a seus residentes que podem ser um passeio simples, um banho de sol a praticas de terapia ocupacional ou fisioterapia ou até mesmo musicoterapia. Essas atividades servem como estímulos para o cérebro e outras partes do corpo como pernas e tronco.
Suporte continuo

Comumente, idosos e indivíduos em estado de maior dependência precisam de cuidados contínuos e variados. Esses cuidados vão desde ajuda para vestir-se ou para se alimentar até mesmo a colocação em uma cadeira de rodas e administração de medicamento em horários regulares, o que é habitual na rotina de uma ILPI.
Diminuição de estresse familiar

Os cuidados necessários, o esforço físico, a necessidade de organização de uma rotina, levar e trazer de consultas médicas ou tratamentos extras de saúde podem ser gatilho para um estresse exacerbada na família desses indivíduos que precisam de tamanho cuidados. O estresse familiar normalmente abala as relações e os vínculos afetivos. Com o papel de assumir grande parte dos cuidados, a ILPI pode ajudar a minimizar esse estresse.
Estrutura física adaptada

Uma Instituição de longa permanência tem a obrigação de apresentar uma estrutura física minimamente adaptada a necessidade de pessoas com dificuldades de locomoção e de idosos , assim como banheiros adaptados e camas apropriadas ao nível de dependência do individuo, facilitando a vida e diminuindo riscos.
Comments