Cinco dicas para prevenir quedas em idosos
- silgeriatria
- 12 de nov. de 2023
- 2 min de leitura
Dicas para diminuir os episódios e o impacto nas quedas na vida dos idosos

As quedas são frequentes na pessoa idosa e podem gerar consequências difíceis como fratura de quadril, imobilidade, medo e insegurança.
Estima-se que uma queda ocorra a cada segundo. As causas são muitas. Nos idosos, acontece com muita frequência por uma série de alterações vinculadas ao envelhecimento. Entenda mais aqui.
Algumas medidas podem diminuir o risco de quedas em idosos.
Aqui, citamos cinco medidas que podem ajudar:
Tai chi chuan

Essa arte marcial chinesa trabalha o equilíbrio e a força dos musculo. Além disso, quando realizada em grupos aumenta a rede de apoio e o amparo social. Seus movimentos suaves ajudam a tornar o músculo da coxa principalmente mais forte e estabiliza os joelhos, articulações essenciais para manter-se em pé.
Vitamina D adequada

Manter os níveis de vitamina D no sangue entre 30 e 60 ng/ml é uma das medidas para diminuir o risco de quedas. A vitamina D vem da exposição da nossa pele à luz solar. Essa vitamina é importante para músculos e ossos fortes. A exposição de uma área do corpo, como o antebraço ou as costas por 15 minutos já garantem um aumento da vitamina D. Em idosos, a pele fica mais flácida e pode não ser tão efetiva em formar a vitamina D, por isso é preciso monitorar, juntamente com o seu médico, o nível de vitamina D o sangue.
Atenção a tapetes

Os tapetes servem como obstáculos e aumentam o risco de quedas. Muitas vezes, podem levar a escorregões ou tropeços. Idealmente, eles devem ser retirados da casa dos idosos, tamanho o risco. Na impossibilidade de sua retirada, devem ficar bem firmes ao chão, usando, de preferência, fitas adesivas próprias para isso, como essa aqui.
Cuide de sua visão

A visão da pessoa idosa sofre uma série de alterações com o envelhecimento. Fica mais difícil a adaptação a mudanças rápidas de luz, a catarata normalmente aparece levando a enxergar com mais dificuldade, algumas outras doenças como o glaucoma ( aumento da pressão do olho) também pode aparecer. Sem ver direito, é mais fácil tropeçar em pequenos obstáculos. Assim, cuidar da visão é um dos pontos mais importantes par evitar quedas.
Exercícios físicos resistivos

Ter músculos fortes diminui o risco e o impacto das quedas. Especialmente, ter os músculos da coxa fortes dá estabilidade aos joelhos, o que melhora bastante o equilíbrio e diminui o risco de cair. Os melhores exercícios são a musculação e o pilates. Exercícios na água, como a hidroginástica não tem grande beneficio, pois a falta de resistência diminui o ganho de massa muscular para os idosos.
Com essas dicas, esperamos ajudar a diminuir o risco de quedas e diminuir a chance de impactos negativos na vida do idoso.
Commentaires