Cinco sinais que você pode ter Diabetes
- silgeriatria
- 5 de nov. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 11 de nov. de 2023
Conheça mais sobre os sinais e sintomas do Diabetes mellitus

A diabetes mellitus é uma doença muito conhecida, a mais comum das doenças metabólicas em todo o Mundo. O Brasil é o quinto país do mundo com mais pessoas diabéticas, possuindo pouco mais de 16 milhões dos seus habitantes adultos com Diabetes, segundo dados do Ministério da saúde.
Quais os tipos de Diabetes mellitus?
A diabetes pode ser dividida em tipo 1 e tipo 2. A diabetes mellitus tipo 1 é a mais comum entre crianças e se caracteriza pela incapacidade de produzir insulina, o hormônio que é produzido pelo organismo para regular o açúcar no sangue. Nesse caso, o diabético tem que receber insulina de modo externo para conseguir ajustar essa regulação.
A Diabetes tipo 2 é mais comum em jovens, adultos e idosos e se relaciona a resistência a insulina. O corpo não aproveita adequadamente a insulina que ele produz. Normalmente, essa diabetes se relaciona com a obesidade.
Como saber se você tem diabetes?
O aumento nos níveis sanguíneos de glicose, um tipo de açúcar, gera os sintomas. Os sinais de Diabetes podem ser muito leves, especialmente no caso do diabetes tipo 2. Algumas pessoas não descobrem que são diabéticos até que surgem problemas devido aos danos a longo prazo causados pela doença.
No diabetes tipo 1, os sintomas geralmente aparecem rapidamente, em questão de dias ou semanas. Eles são muito mais severos também. Ambos os tipos de diabetes apresentam alguns dos mesmos sinais de alerta.
Sinais de alerta para Diabetes:
Fome e cansaço: Seu corpo converte os alimentos que você ingere em glicose, para que suas células usem como energia. As células precisam de insulina para absorver glicose. Se o corpo não produz insulina suficiente, ou se as suas células resistem à insulina que o seu corpo produz, a glicose não consegue entrar nas células e o corpo fica sem energia. Isso pode deixá-lo com mais fome e cansaço do que o normal;
Fazer xixi com mais frequência: Normalmente, uma pessoa vai ao banheiro para fazer xixi entre quatro e sete vezes por dia, mas as pessoas com diabetes podem fazer muito mais. Por que? Normalmente, seu corpo reabsorve a glicose à medida que o sangue passa pelos rins. Quando o diabetes aumenta o açúcar no sangue, os rins não conseguem filtrar adequadamente, assim o corpo produz mais urina. O resultado é ir mais vezes ao banheiro, a poliúria.
Sentir mais sede: Indo mais vezes ao banheiro para urinar, aumenta a sensação de sede pela perda de agua livre na urina. O termo médico para essa maior sensação de sede é polidipsia;
Boca seca e coceira na pele: Perdendo muita água pela urina, pode levar a desidratação e a sensação de boca seca. O mesmo motivo para a pele seca, que pode causar coceira.
Infecções por fungos: Tanto homens como mulheres com diabetes tem maior chance de apresentar infecções por fungos. O fungo vive no organismo e se alimenta de glicose, quando a glicose está alta no sangue por perto, o fungo cresce com mais facilidade. As infecções podem crescer em qualquer dobra de pele, pela maior umidade no local. Comumente aparecem entre os dedos das mãos e dos pés, embaixo dos seios e dentro ou ao redor dos órgãos sexuais.
Feridas ou cortes de cura lenta: Com o tempo, o nível elevado de açúcar no sangue pode afetar o fluxo sanguíneo e dificultar a cicatrização de feridas pelo corpo.
Dor ou dormência nos pés ou pernas: Como resultado de danos nos nervos.
Quando procurar um serviço médico para saber se tem Diabetes?
Se você tem mais de 45 anos ou está acima do peso, é sedentário ou apresenta alguns desses sintomas citados acima, é importante procurar um médico para fazer exames confirmatórios de sangue.
. Ao detectar a doença precocemente, você pode evitar danos nos nervos, problemas cardíacos e outras complicações.
Comentários