top of page
Flores de cerejeira
Original on Transparent.png

"Envelhecer é o destino de todos, mas é muito difícil envelhecer e de entendê-lo como objetivo."

Dra. Silvana Coelho Nogueira

Como a dieta cetogênica melhora o funcionamento do cérebro

  • Foto do escritor: silgeriatria
    silgeriatria
  • 28 de out. de 2023
  • 3 min de leitura

Entenda como a dieta cetogênica pode auxiliar no combate a doenças como demências e epilepsia.



A dieta cetogênica é um tipo de dieta baseada na eliminação de quase todos os alimentos ricos em carboidratos, como pão, macarrão e arroz e no aumento do consumo de gorduras boas, além de uma quantidade razoável de proteínas na alimentação.


Alguns pesquisadores tem associado esse tipo de alimentação com melhorias nos indivíduos com Doença de Alzheimer e no melhor controle de convulsões nos que sofrem de epilepsias, por exemplo.


Como a dieta cetogênica funciona?


A dieta cetogênica promove a cetose, ou seja, a queima da gordura armazenada induzida pelo corte radical nos carboidratos, que são a principal e primeira fonte de energia para o organismo. Quando o corpo não conta com o carboidrato busca outras fontes energéticas, principalmente a gordura, que é o nutriente mais ingerido na dieta cetogênica.


O processo de uso da gordura corporal como fonte de energia dá origem aos corpos cetônicos, que melhoram a eficiência energética do cérebro e a sua capacidade antioxidante, diminuindo a inflamação cerebral e protegendo o cérebro de substâncias tóxicas, como os radicais livres. A inflamação do cérebro é um dos fatores para o desenvolvimento da doença de Alzheimer. Além disso, a cetose gerada aumenta a produção de alguns neurotransmissores importantes como o GABA, diminui a excitabilidade neuronal e melhora a comunicação entre os neurônios. Estudos tem pesquisado inclusive o papel da dieta cetogênica na prevenção da doença de Alzheimer. Saiba mais sobre a Doença de Alzheimer aqui.


A produção desses corpos cetônicos, como acetoacetato, acetona e beta-hidroxibutirato, substâncias que podem chegar até o cérebro, tem efeito anticonvulsivo diminuindo as crises convulsivas em pessoas com epilepsia.



Quais alimentos são permitidos na dieta cetogênica?


leite, ovos e embutido

A dieta cetogênica tem como base o consumo de alimentos ricos em gorduras, como coco, abacate, azeite de oliva, amêndoas e nozes. A quantidade de proteínas consumidas pode chegar a 20% da alimentação diária, normalmente são carne, frango ou peixe no almoço e no jantar e incluir ovos e queijos nos lanches e o consumo de carboidratos é reduzido dramaticamente.


Lista de alimentos permitidos


  • Carnes magras e proteínas, como peru, frango, cortes magros de carne de vaca e de porco, ovos;

  • Peixe e marisco, especialmente peixes gordos, como salmão, sardinhas e trutas, lulas e camarões;

  • Vegetais com baixo teor de carboidratos, como espinafres, alface, brócolis, cebola, agrião, pepino, couve-flor, tomate, aspargos, chicória , couve-de-bruxelas, pimentão;

  • Frutas com baixo teor de carboidratos, como mirtilos, morangos, framboesas, cerejas, coco, abacate;

  • Embutidos, como presunto;

  • Óleos e gorduras, de preferência saudáveis, como azeite, óleo de girassol, de coco e de abacate, podendo também incluir manteiga ou creme de leite;

  • Oleaginosas, como amendoim, nozes, avelãs, castanha do Pará, amêndoas, manteiga de amendoim ou manteiga de caju;

  • Produtos lácteos, como iogurtes simples e sem açúcar, natas azedas, vários tipode de queijo como frescal, brie, parmesão, feta, cheddar, suíço, mozzarella e queijo azul;

  • Temperos, como pimenta, orégano ou salsa.


Quais os alimentos proibidos na dieta cetogênica?


Todos os alimentos definidos como carboidratos são proibitivos nessa dieta.

São eles:


Lista de alimentos proibidos


  • Cereais e seus derivados como milho, aveia, farinha de trigo, pão, bolachas, arroz ou macarrão;

  • Leguminosas, como feijão, grão-de-bico, lentilhas ou soja;

  • Tubérculos, como batata, batata-doce ou mandioca;

  • Alimentos preparados com açúcar, como bolos, biscoitos recheados, chocolate, balas, sorvetes, tortas e pudins;

  • Açúcares como o açúcar branco, mascavo, demerara

  • Mel;

  • Bebidas alcoólicas


É seguro fazer a dieta cetogênica?


Sim, mas é difícil. Para iniciá-la é indicado acompanhamento médico e nutricional, especialmente se você tem mais de 65 anos de idade e já apresentou algum evento como infarto ou acidentes vasculares, pois aumentar os níveis de gordura na alimentação pode ser associado a um maior risco cardíaco.


De forma geral, não há duvidas que há benefícios em manter a dieta cetogênica para o funcionamento cerebral e até mesmo em outras doenças como no tratamento de câncer. Se é de seu interesse iniciar uma dieta cetogênica, procure acompanhamento médico e nutricional.





Comments


bottom of page