O que comer quando se está com diarreia?
- silgeriatria
- 20 de set. de 2023
- 3 min de leitura
A melhor alimentação para esse período de diarreia

A diarreia é uma mudança do hábito intestinal e da consistências das fezes. O intestino passa a funcionar mais que 3 vezes ao dia e a consistência fica mais amolecida, até mesmo líquida. Normalmente, é causada por alimentos contaminados com germes que afetam a capacidade do intestino de funcionar bem. Os germes causadores podem ser vermes, vírus ou bactérias.
Consequências da diarreia
Além do desconforto em ir muitas vezes ao banheiro e o constrangimento causado pelo momento, a diarreia por levar a muitas consequências ruins.
As principais são :
Desidratação
As fezes liquidas e em maior quantidade levam a hidratação do corpo e, muitas vezes, nutrientes e minerais
Dor de barriga
Os movimentos do intestino para saída exagerada de fezes levam a cólicas e mal estar
Confusão mental
Sintoma mais comum nos extremos de idade, ou seja, idosos e crianças é causado muitas vezes pelo conjunto de desidratação e falta de sais minerais.
Desnutrição
Normalmente, associado a quadros mais prolongados, ou seja, mais que duas semanas, já que com a diarreia vários nutrientes não são bem absorvidos;
Infecção generalizada
A infeccção generalizada, também chamada de sepse, pode acontecer em qualquer doença causada por germes, especialmente pelas bactérias. Nesses casos, a bactéria cai na corrente sanguínea não ficando mais limitada ao tecido em que originalmente causou o mal
Como tratar?
A primeira etapa do tratamento é ter uma excelente hidratação, ingerindo muitos líquidos como agua, agua de coco, alguns tipos de sucos e soro de reidratação oral, como o soro caseiro. Manter repouso e não tomar nenhum remédio que pare o funcionamento intestinal, a não ser que prescrito por um médico.
A alimentação também deve mudar. Alguns alimentos devem ser evitados como leite e derivados, alimentos que naturalmente soltam o intestino como mamão e ameixa.
Outros alimentos são aliados:
Banana
No Brasil, temos muitas variedades de bananas. A que mais ajuda em casos de diarreia é a banana prata. Rica em fibras que melhoram o bolo fecal, além de ter potássio e magnésio comumente perdidos nos quadros líquidos diarreicos .
Arroz
O arroz é não possui fibras insolúveis e tem o poder de criar massa, o que ajuda na formação do bolo fecal de melhor consistências; apresenta também vitaminas do complexo B
Maça
A maça também é rica em fibras que ajudam a amenizar o efeito da diarréia. Importante frisar que a casca deve ser retirada, pois esta pode piorar o quadro intestinal.
A canja de galinha é um alimento muito rico. Apresenta frango, rico em proteínas, arroz e alguns legumes como batata e cenoura, que além dos nutrientes, ajudam na formação de bolo fecal mais consistente. Seu caldo ajuda na hidratação e por ser quente ajuda a diminuir dores abdominais secundárias ao processo de diarreia.
Goiaba
A goiaba é mais uma fruta rica em fibras que ajudam o intestino. No caso de diarreia, essas fibras absorvem a água para si, ajudando as fezes a ficarem mais consistentes. Esse efeito acontece especialmente quando é consumida sem agua, ou seja, quando a fruta é comida mesmo.
Soro caseiro
O soro é uma forma simples de manter a hidratação nessa fase difícil. Repõe a agua e sais minerais facilmente perdidos na diarreia. O seu preparo é:
Em um recipiente, coloque 1 litro de água filtrada ou mineral;
Adicione 2 colheres rasas de sopa de açúcar;
Acrescente 1 colher de chá de sal e misture bem.
Consuma por todo o dia
Kommentare