Creatina em idosos, seguro ou não?
- silgeriatria

- 29 de fev. de 2024
- 3 min de leitura
O uso de suplementos alimentares tem ficado cada vez mais comum na ultima década. De uso difundido no ambiente esportivo e de academias, seus benefícios começaram a ser divulgados mesmo entre os que não frequentam esses espaços. E assim, a creatina, whey protein, bcaa , aminoácidos foram ficando cada vez mais conhecidos e populares, ao ponto de chegarem nos ouvidos da população idosa. E isso, é uma boa notícia!
A alimentação equilibrada é a base de uma vida saudável. Sem os nutrientes adequados não conseguimos oferecer ao organismo o que é necessário para um funcionamento adequado, portanto não conseguimos viver bem. No envelhecimento, isso é ainda mais pronunciado, pois a estrutura do corpo muda e, além das necessidades habituais, muitas vezes precisamos compensar o que o tempo vai modificando. Todos nós, com o passar dos anos, tendemos ao aumento da gordura corporal e diminuição da massa muscular e isso traz um grande impacto para o tipo de envelhecer que conseguiremos alcançar.
A dinapenia tem sido um dos grandes destruidores de um envelhecimento ativo e saudável. Explico, dinapenia é a perda de força muscular relacionada ao envelhecimento, que pode ter vários fatores como diminuição de testosterona, GH, vitamina D e inflamatórios. Normalmente, essa diminuição da força e massa muscular se associa a maior risco de quedas, de fraturas, de dependência física e emocional e, até mesmo, de doença de Alzheimer.
Músculos são fontes de força, respondem pela nossa mobilidade, guardam energia para o organismo e produzem Irisina, substância importante para a memória e o bom funcionamento cerebral. Portanto, tudo que pode diminuir a perda muscular do idoso é bem-vindo! E aí, surge a creatina e os outros suplementos na tentativa de auxiliar a parar com esse processo. A grande duvida é : "´É seguro?"
A creatina é uma substância utilizada pelo músculo como fonte de energia. Ela é produzida naturalmente pelo organismo com atuação do rim e do fígado. É encontrada em carnes de aves, carne vermelha e frutos do mar. Algo como 1 a 2 % da creatina corporal é degradada pelo organismo em creatinina e excretada pelos rins e aí surge a grande dúvida: " a creatina é segura para o uso regular em idosos ou faz mal para os rins?" Vários estudos científicos estudaram essa questão. Não há duvidas quanto ao beneficio da creatina aumentando o tamanho dos músculos e o desempenho nas atividades, melhorando a energia para o dia a dia. Alguns estudos, apontam melhora na doença de Alzheimer, doença de Parkinson, diminuição dos níveis de açúcar em diabéticos e até melhora dos níveis de colágeno na pele, dando aspecto mais viçoso para a pele idosa.
Um estudo publicado no Journal of Frailty Aging concluiu que em adultos idosos frágeis, a adição de suplementação de creatina (5 g/dia) durante 14 semanas de treinamento resistido não teve efeito sobre os marcadores de função renal como ureia e creatinina, assim como sobre bilirrubina, fosfatase alcalina, gama glutamiltransferase, alanina aminotransferase, aspartato aminotransferase, marcadores do funcionamento hepático. Em posicionamento recente, a Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva concluiu que a creatina é uma intervenção segura para adultos idosos.
Assim, o uso de suplementos como a creatina se mostra segura e uma intervenção que deve ser discutida, já que a dosagem deve ser calculada e monitorada, assim como a massa muscular e força do idoso. O suplemento sozinho não fará um milagre, mas é um grande aliado e pode ser utilizado com tranquilidade desde que da forma correta, especialmente em idosos frágeis que precisam de uma intervenção para diminuir os riscos vinculados a dinapenia.
Boa semana a todos !
Fonte:
Collins J., Longhurst G., Roschel H., Gualano B. Resistance Training and Co-supplementation with Creatine and Protein in Older Subjects with Frailty. J. Frailty Aging. 2016;5:126–134. [PubMed] [Google Scholar] [Ref list]
Candow DG, Forbes SC, Chilibeck PD, Cornish SM, Antonio J, Kreider RB. Effectiveness of Creatine Supplementation on Aging Muscle and Bone: Focus on Falls Prevention and Inflammation. J Clin Med. 2019 Apr 11;8(4):488. doi: 10.3390/jcm8040488. PMID: 30978926; PMCID: PMC6518405.

Dra. Silvana Coelho Nogueira é medica geriatra, CRM 18612DF/ RQE 10216, especialista pela Universidade Federal de São Paulo e pela Associação Médica Brasileira. Pós graduada em Oncogeriatria pelo Hospital Israelita Albert Einstein. Possui Residência médica em Clínica médica pela Santa Casa de São Paulo e é formada pela Universidade Estadual do Piauí. Radicada em Brasília, onde exerce sua atividade profissional desde 2011. Escreve às quintas-feiras para o portal Etarium.





Comentários