top of page
Flores de cerejeira
Original on Transparent.png

"Envelhecer é o destino de todos, mas é muito difícil envelhecer e de entendê-lo como objetivo."

Dra. Silvana Coelho Nogueira

Cuidados com idosos em dias de muito calor.

  • Foto do escritor: silgeriatria
    silgeriatria
  • 21 de set. de 2023
  • 2 min de leitura

Os idosos são muito vulneráveis em dias de calor. Algumas dicas podem diminuir os efeitos do calorão nessa população.



Um casal de idoso passeando

Os dias quentes são nossos companheiros em grande parte do Brasil. Mas, em alguns períodos, as temperaturas atingem níveis impressionantes, especialmente na primavera e no verão. As altas temperaturas maltratam o corpo, pedindo mais água e muita sombra.


Os idosos são muito vulneráveis a temperaturas elevadas. Com o passar dos anos, a pessoa idosa perde a sensação de sede, bebendo menos água, até mesmo em períodos quentes, que o corpo naturalmente pediria a hidratação.


Outro motivo é que a água corporal no idoso é muito menor que a de uma criança por exemplo, então a transpiração aumentada pode levar a desidratação com muita facilidade.


Sinais de que o idoso precisa beber mais ?


Os sinais mais comuns de que um idoso precisa beber mais água são:

  • Aumenta a vontade de comer doces:

A vontade de um docinho aumenta, pois a desidratação afeta o funcionamento do fígado, que precisa de água para liberar compostos energéticos para o corpo, especialmente o glicogênio, que fica armazenado no fígado e nos músculos. O glicogênio é uma fonte de energia produzida a partir do açúcar consumido. O glicogênio é usado todas as vezes que precisamos de energia, mas estamos sem comer. Percebendo que o glicogênio pode faltar, o corpo aciona a vontade de comer alimentos doces para refazer sua reserva.

  • Dores de cabeça:

A desidratação faz os vasos sanguíneos se contraírem na tentativa de reter liquido e manter a pressão arterial. Essa contração pode causar dores de cabeça.

  • Sono excessivo

Quando há menos água, o funcionamento dos orgãos fica mais lento, especialmente o do cérebro causando sonolência;

  • Confusão mental,

Os idosos podem apresentar mudança de comportamento e do nível de atenção pela desidratação. É chamado estado confusional agudo ou delirium;

  • Coceira

A pele mais ressecada gera desconforto e coçar é uma reação impulsiva, em virtude da tensão e fraqueza da pele.


O que fazer nesses dias de calor com as pessoas idosas?


  • Aumentar a hidratação

Esse é um grande desafio, pois com a idade a sensação de sede diminui e, mesmo com calor, os idosos não ingerem líquidos, especialmente água. Estimular bebidas como refrescos e alimentos com grande quantidade de líquidos como a gelatina podem ajudar.

  • Consumo de frutas mais aquosas

Frutas como uva, melão, melancia, laranja e tangerina são ricas em água e podem ser um excelente alternativa para os lanches nos dias quentes. Geladinhas são muito bem aceitas!

  • Um banho a mais por dia

O banho diminui os estragos causados na pele e ameniza a temperatura do corpo. Importante evitar banhos quentes e uso constante de sabonetes, que retiram a proteção natural da pele;

  • Micção programada

A micção programada nada mais é do que fazer xixi em um intervalo de tempo programado como a cada 2 horas, mesmo sem vontade. Muitos idosos bebem menos líquidos para evitar ir muito ao banheiro, ter essa programação diminui a tensão e o medo de algum constrangimento.

  • Evitar café

O café e produtos ricos em cafeínas como chá mate aumentam a vontade de ir ao banheiro, favorecendo a perda liquida mais intensa pela saída demasiada de urina.







Comments


bottom of page