top of page
Flores de cerejeira
Original on Transparent.png

"Envelhecer é o destino de todos, mas é muito difícil envelhecer e de entendê-lo como objetivo."

Dra. Silvana Coelho Nogueira

Cuide da sua Espiritualidade!

  • Foto do escritor: silgeriatria
    silgeriatria
  • 14 de dez. de 2023
  • 3 min de leitura

Minha última coluna do ano de 2023 e eu não poderia falar de outra coisa, a não ser de Espiritualidade.


O conceito de saúde envolve o bem estar físico, mental e social. Afinal, saúde não é apenas a ausência de doença ou o fato de não tomar nenhum medicamento. Para ter saúde, é necessário cuidar do corpo, da mente e....do espírito.


Apesar de ser um conceito muito ligado a prática de religiões, partipação em uma igreja ou seita, a espiritualidade significa um pouco mais e é centrada na relação do ser humano com a vida e o mundo que está ao seu redor. Segundo o Royal College of Psychiatrists, a espiritualidade envolve o reconhecimento de um sentimento, sensação ou crença de que existe algo maior do que o ser humano, o qual o ser humano faz parte, de natureza cósmica ou divina.


Vivemos em uma época muito espiritualizada. As pessoas sentem a falta do transcedente e lutam para praticar técnicas ou levar uma vida que estimule a espiritualidade. Quantas escolas de Yoga, aulas para práticas de meditação, igrejas e seitas percebemos ao nosso redor. Isso é um sintoma da busca pelo espiritual.


Inúmeras publicações científicas já demonstraram a importância da espiritualidade no bem estar mental e na saúde física das pessoas, inclusive no impacto para aumentar a expectativa de vida das pessoas. Quem cuida do seu espirito apresenta níveis de glicemia e de pressão arterial mais adequados, tem menos problemas cardíacos e tem mais resiliência. A resiliência é capacidade de enfrentar situações dificeis mantendo a paz e seguindo em frente. Quem é resiliente, vive mais e melhor, disso não temos dúividas.


O padre camiliano Leo Pessini, doutor em Bioética e um estudioso em Cuidados Paliativos- in memoriam, em seu livro Espiritualidade e arte de cuidar fala da importância e do impacto da Espiritualidade na vida e no cuidado dos doentes alertando para alguns pontos. Um deles é de não transformamos a espiritualidade na busca pelo sentimento bom e o afago do ego. Mas o ponto mais bonito desse livro é que ele nos apresenta o filósofo americano Solomon que no seu livro "Espiritualidade para céticos: paixão, verdade cósmica e racionalidade do século XXI" nos traz lindos conceitos que aqui cito. Diz Solomon:


" A Espiritualidade ... é nada menos que o amor bem pensado à vida"

Ainda, o filósofo define a espiritualidade naturalizada, evocando a música que nos arrebata e nos permite escapar dos temores e desejos que habitam em nós e muitas vezes geram ansiedade e estresse, transportando-nos para um universo maior e forjando uma comunhão entre o nosso eu e os que nos cercam. Cita ainda a espiritualidade em nosso senso de humanidade e familia encontrada nas belas amizades, a espiritualidade que vem das nobres paixões. Assim, sem fazer menção a um Ser Superior, DEUS, ele encontra um caminho de uma espiritualidade e redescoberta.


Claro, que o caminho natural da espiritualidade como conhecemos, passa pela religião, teísta e ateísta, e seguir esse caminho traz muito bem. Eu só quis mostrar um outro caminho para maturar o espírito, já descrito e trilhado por pessoas mais competentes do que eu.


Fato é, ache um caminho e cuide do seu eu interior. Como sou geriatra, afirmo com toda a certeza que esse é um caminho que traz saúde de verdade e acrescenta muitos anos aos seus anos.


No mais, desejo um Feliz Natal, ótimas festas e muitas bençãos.


Próximo ano estamos de volta!

Com a graça de Deus.




Dra Silvana Nogueira


Dra. Silvana Coelho Nogueira é medica geriatra, CRM 18612DF/ RQE 10216, especialista pela Universidade Federal de São Paulo e pela Associação Médica Brasileira. Pós graduada em Oncogeriatria pelo Hospital Israelita Albert Einstein. Possui Residência médica em Clínica médica pela Santa Casa de São Paulo e é formada pela Universidade Estadual do Piauí. Radicada em Brasília, onde exerce sua atividade profissional desde 2011. Escreve às quintas-feiras para o portal Etarium.

Comentários


bottom of page