top of page
Flores de cerejeira
Original on Transparent.png

"Envelhecer é o destino de todos, mas é muito difícil envelhecer e de entendê-lo como objetivo."

Dra. Silvana Coelho Nogueira

Dicas preciosas para uma alimentação anti-aging !

  • Foto do escritor: silgeriatria
    silgeriatria
  • 21 de ago. de 2023
  • 2 min de leitura

A sua alimentação pode estar envelhecendo você.

Idosa fazendo feira com alimentos saudáveis

"Que o seu alimento seja o seu remédio". Essa famosa frase de Hipócrates, o pai da Medicina, não poderia ser mais atual. Como nos alimentamos interfere diretamente em cada um de nós, interna e exteriormente.


A comida está associada a nutrição, socialização e da diversão de todo ser humano. Um momento entre amigos é comumente celebrado numa bela mesa de jantar, o chocolate pode trazer mais alegria ao dia, uma canja de galinha traz acolhimento e conforto quando estamos resfriados.

Os alimentos também são os responsáveis por trazer energia às células e garante nutrientes para o funcionamento de toda estrutura corporal, do osso às pequenas células nervosas.


Envelhecimento e alimentação


Envelhecer é entrar em um estado de inflamação crônica. Alguns alimentos muito presentes na alimentação do dia a dia de qualquer um de nós podem levar a liberação de substancias inflamatórias que pioram a inflamação natural que vem com o envelhecimento, principalmente os chamados radicais livres.

Radicais livres são moléculas instáveis, que liberadas no processo de metabolismo normal do corpo humano podem causar danos às células. Normalmente, eles são neutralizados pelo organismo, mas, quanto mais idoso, menos enzimas neutralizantes produzimos e essa é grande questão.

Os alimentos industrializados, principalmente os ricos em gorduras saturadas e açucares, liberam muitos radicais livres. Esses radicais aumentam a degeneração do corpo. Na pele, ele dá a ela um aspecto flácido e com rugas. Nos outros tecidos, eles podem atrapalhar o funcionamento e até participar da formação de câncer. Ter uma alimentação voltada para o anti-aging pode ajudar você.


Alimentos para evitar

  • Batata frita: como toda fritura, a batata frita é rica em gordura hidrogenada, além de normalmente ser rica em sódio;

  • Doces e bolos de confeitados: com muito açucar refinado, doces e bolos de confeitaria são mestres em aumentar a inflamação do organismo;

  • Cachorro quente: a salsicha, carro chefe do cachorro- quente, é rica em conservantes, tem alto teor de sal e gordura saturada;

  • Bacon, salame, pepperoni: ricos em sal, gordura saturada e conservantes

  • Carne vermelha: muito inflamatória, carnes vermelhas liberam em sua metabolização radicais livres;

  • Bebidas alcoólicas: também liberam radicais livres em sua metabolização


Cachorro quente e batata frita

Alimentos favoráveis ao envelhecimento


Alimentos com propriedades antioxidantes são muito bem- vindos! Por conta disso, a dieta mediterrânea foi eleita a melhor para quem quer envelhecer bem. Rica em vegetais, frutas, grãos, azeite de oliva, laticínios de baixo teor de gordura e peixe, essa dieta é riquíssima em antioxidantes naturais que degradam os apavorantes radicais livres.

​Os melhores alimentos para viver bem

Salmão

Aveia

Tomate e alface



Azeite de oliva


Grãos e oleoginosas



" Descasque mais e desembale menos" é a máxima chefe da alimentação anti-aging.






Fontes:

American Institute for Cancer Research: "Food, Nutrition, Physical Activity and the Prevention of Cancer: A Global Perspective."







Comentários


bottom of page