Ficar sentado muitas horas por dia está associado a perda de memória e demência.
- silgeriatria
- 22 de dez. de 2023
- 2 min de leitura
Passar o dia sentado aumenta o risco de desenvolver demência como a Doença de Alzheimer.

Ficar sentado por muito tempo não é bom para o funcionamento do cérebro. Como saber quanto tempo sedentário é demais? De acordo com um estudo publicado em 12 de setembro de 2023 pela revista americana JAMA, permanecer inativo fisicamente por 10 horas ou mais por dia está associado a um risco maior de desenvolver demência.
Foram analisados 50.000 pessoas com uma idade média de 67 anos, 45% eram homens e estavam livres de demência. Eles usaram um acelerômetro de pulso durante todo o dia durante uma semana para monitorar o tempo em que se movimentavam. Após uma média de seis anos de acompanhamento, os pesquisadores verificaram quais participantes haviam sido diagnosticados com demência e correlacionaram essa informação com as leituras de atividades desde o início do estudo. Eles descobriram que as pessoas que ficavam inativas por pelo menos 10 horas por dia tinham um risco maior de demência do que as que passavam mais tempo se movimentando.
O risco aumentava quanto maior o tempo que as pessoas permaneciam sedentárias. Ficar 12 horas sentado, aumentou o risco de demência em 50% e o risco de demência quase triplicou quando inativo por 15 horas no dia. O risco de desenvolver demência permaneceu o mesmo independente se a pessoa ficava inativa por horas seguidas ou se de forma intermitente ao longo do dia.
Não houve uma forte associação com o risco de demência entre as pessoas que ficavam sentadas por menos de 10 horas por dia. Isso é compatível com outras literaturas que estudam fatores de risco para demência. Nas "blue zones", por exemplo, é conhecido o baixíssimo índice de idosos portadores de demências e uma das hipóteses é que em todas as cinco áreas azuis os idosos são muito ativos no seu cotidiano, apresentando melhor massa muscular e mobilidade.
Assim, movimentar-se é uma das dicas para quem quer manter sua saúde mental em dias.
Fonte:
Raichlen, D. A., Aslan, D. H., Sayre, M. K., Bharadwaj, P. K., Ally, M., Maltagliati, S., Lai, M. H., Wilcox, R. R., Klimentidis, Y. C., & Alexander, G. E. Sedentary behavior and incident dementia among older adults. JAMA. 2023;330(10):934. doi:10.1001/jama.2023.15231
https://www.health.com/sitting-increase-dementia-risk-7971559
Comments