O que fazer em suspeita de Dengue?
- silgeriatria
- 22 de fev. de 2024
- 2 min de leitura
Saiba mais sobre dengue, seus sintomas e o que fazer para diminuir o impacto da doença

O Brasil está enfrentando uma epidemia de dengue em 2024. As regiões Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste têm sido as mais afetadas com um aumento impressionante no número de casos. É importante saber reconhecer os sintomas para procurar serviço médico e se cuidar o mais rápido possível.
O que é a Dengue ?
A dengue é uma arbovirose, ou seja, uma infecção causada por um vírus chamado arbovírus. Outras arboviroses conhecidas são a Zika e Chikungunha. O vírus é transmitido pelo Aedes aegypti, mosquito comum em regiões tropicais, conhecido por apresentar manchas brancas em seu corpo, intercalando com a sua cor preta.
O vírus da Dengue possui 4 subtipos. Cada subtipo, acaba por determinar a manifestação clínica da doença que pode variar de sem sintomas até quadros graves com necessidade de internação em unidade de suporte intensivo.
Quando suspeitar de Dengue?
As manifestações clinicas mais comuns na dengue são:
Febre
Cansaço extremo
Dor no corpo
Dor nas articulações
Dor atras dos olhos
Também podem aparecer pequenas manchas no corpo avermelhadas, na verdade pontinhos vermelhos , as petéquias. Náuseas, vômitos, diarreia e falta de apetite também podem ocorrer, assim como diminuição da pressão e desidratação extrema.
Em poucos casos, a pessoa pode simplesmente não apresentar nenhum sintoma, a despeita da contaminação pelo vírus da dengue.
Os subtipos de dengue 1 e 2 costumam apresentar quadros mais leves ou até assintomáticos. Os tipos 3 e 4 apresentam quadros mais graves, inclusive a temida dengue hemorrágica.
O que fazer em suspeita de dengue ?
Se você apresenta algum dos sintomas de dengue, aumente a hidratação. Beba muita água, agua de coco, sucos ou chá, frutas com bastante conteúdo liquido como melão e melancia e procure um serviço médico para confirmação do diagnóstico.
Se febre ou dor no corpo, pode usar medicamentos analgésicos seguros como dipirona sódica ou paracetamol.
Evite medicações com efeito anti-inflamatório como diclofenaco, ibuprofeno, acido acetilsalicilico conhecido pelo nome comercial como Aspirina ou AAS.
Se você precisa fazer uso de medicações como o acido acetilsalicílico, clopidogrel anticoagulantes, cilostazol, entre em contato com o seu médico para ser melhor orientado.
Se apresentar vômitos, diarreia ou a pressão arterial cair procure um serviço médico para acompanhamento. Provavelmente, serão prescritos hidratação muitas vezes pela veia.
Cuidados em casa
Se há casos suspeitos de dengue, o domicilio deve ser vasculhado procurando recipientes com água parada. Não esqueça do telhado e calhas.
Se encontrar um foco, antes de desprezar a água coloque um pouco de água sanitária e espere pelo menos 10 minutos. As larvas do Aedes aegypti sobrevivem em solo seco por até um ano e podem eclodir na próxima estação de chuvas.
Comments