top of page
Flores de cerejeira
Original on Transparent.png

"Envelhecer é o destino de todos, mas é muito difícil envelhecer e de entendê-lo como objetivo."

Dra. Silvana Coelho Nogueira

O que fazer quando o doente de Alzheimer quer ir embora?

  • Foto do escritor: silgeriatria
    silgeriatria
  • 27 de set. de 2023
  • 2 min de leitura

Medidas práticas para diminuir essa alteração de comportamento tão comum na Doença de Alzheimer.


Mãos jovens conduzindo idoso

A doença de Alzheimer é o tipo mais comum de demência no mundo todo. Com o passar dos anos, os sintomas mudam. Inicialmente, o mais marcante é a confusão com o tempo e datas e a capacidade de guardar informações recentes. À medida que o tempo passa, podem surgir alterações no comportamento, agitações, mudança no sono e tristeza.


Alterações comportamentais na Doença de Alzheimer


Comumente, as alterações no comportamento aparecem na fase moderada e se somam a diminuição da memória e a uma capacidade reduzida para cuidar de si sozinho. As mais comuns são depressão, ansiedade, apatia, insônia e agitação como andar de um lado para o outro, sentar e levantar ou querer ir embora da própria casa.

A agitação e ansiedade acontecem com muita frequência no período da tarde, especialmente próxima ao pôr do sol em que a diminuição de luz solar e transição para o período da noite pode deixar o cérebro mais confuso .


O que fazer quando o idoso quer ir embora de casa ?


A primeira medida a tomar quando o doente de Alzheimer quer ir embora é manter a calma. Calma e muita paciência são primordiais para que tudo fique bem. Explique que ele está na sua própria casa e passeie um pouco com o idoso pelos cômodos mostrando fotos e objetos de importância afetiva.


Outras medidas que também costumam ajudar são:


Aumentar a atividade física ao longo do dia


Aumentar a atividade física melhora o gasto de energia e, muitas vezes, o sono da noite, trazendo mais calmaria durante o dia;


Exposição a luz solar


A luz solar é muito importante para a orientação no tempo e no espaço. Um banho de sol pela manhã dá mais disposição e aumenta a produção de melatonina no sangue, sendo também um fator de melhora do sono e um grande aliado para diminuir a agitação.


Diminuir os gatilhos


Olhar para chaves, bolsas, tapetes e malas podem ser gatilhos que trazem a vontade de "ir embora". Não deixar esses objetos à vista ajuda bastante diminuindo o impulso de querer ir embora ;


Evitar alimentos estimulantes


Chás estimulantes, cafés, chimarrão e refrigerantes a base de cola aumentam a agitação e a desorientação. Devem ser evitados principalmente após o almoço;


Aumentar a melatonina circulante


A melatonina é o hormônio responsável por uma boa noite de sono. A exposição a luz solar aumenta a sua produção, assim como a suplementação oral e alguns alimentos. Clique aqui para saber um pouco mais sobre alimentação rica em melatonina.


Restringir os cochilos durante o dia


Muitos idosos tem o hábito de dormir após o almoço, o que pode ter efeitos positivos para a saúde, mas costumam piorar a orientação no tempo e o espaço. Se não for possível retirar o cochilo da rotina, restrinja o tempo e deixe que durma no máximo por 1 h.



Outra medida muito válida é sempre orientar o paciente no tempo e espaço, informando desde cedo qual a data e onde ele está. Essas dicas podem melhorar e muito essa agitação. Caso não melhore, procure o auxilio médico.





Comentarios


bottom of page