top of page
Flores de cerejeira
Original on Transparent.png

"Envelhecer é o destino de todos, mas é muito difícil envelhecer e de entendê-lo como objetivo."

Dra. Silvana Coelho Nogueira

O que é Demência?

  • Foto do escritor: silgeriatria
    silgeriatria
  • 9 de set. de 2023
  • 2 min de leitura

Tudo o que você precisa saber sobre demência.




idoso segurando uma bengala

Demência é uma síndrome, ou seja, um conjunto de sintomas que impactam as funções cerebrais. Normalmente, atinge pelo menos duas funções do cérebro como a memória, linguagem, raciocínio lógico, reconhecimento de objetos ou pessoas e a capacidade de realizar tarefas. A demência não é uma doença específica, ela pode ser causada por algumas doenças que afetam o cérebro e levam ao surgimento dos sintomas.


O que causa a demência?


A demência pode ser causada por muitas doenças. A causa mais comum é a Doença de Alzheimer . A doença de Alzheimer é uma demência irreversível, ou seja, não tem cura. Assim como a demência frontotemporal, demência de corpúsculos de Lewy, demência vascular e demência na Doença de Parkinson, demência por abuso de álcool, demência por HIV, por hidrocefalia de pressão normal.

Algumas outras causas são as potencialmente reversíveis. Se descoberta a tempo, seus efeitos podem cessar. São elas: por problemas na tireóide, por baixa vitamina B12, por sífilis, deficiência de tiamina e outros.



Como diagnosticar a demência?


O diagnóstico é feito pela equipe médica através da história clinica, a aplicação de testes para verificar o quanto as funções cerebrais estão afetadas e uma série de exames de sangue e imagem do cérebro para procurar a causa provável. Existem novos exames que também podem ser pedidos como testes genéticos e exame do liquor, o líquido que fica no cérebro e na coluna.


Como tratar a demência ?


O tratamento é realizado com a associação de atividades para estimulação e medicamentos.

Os medicamentos mais comumente usados são os inibidores de acetilcolinesterase (donepezila, rivastigmina e galantamina) que diminuem a degradação da acetilcolina, substância importante no sistema que comando o aprendizado e a memória. Também é preciso atuar no estilo de vida, mantendo glicemia e pressão arterial controlados, fazendo atividade física e tendo uma alimentação saudável.

Sintomas que eventualmente possam aparecer como agitação ou agressividade são tratados com medicamentos que controlam esses comportamentos.



Commentaires


bottom of page