top of page
Flores de cerejeira
Original on Transparent.png

"Envelhecer é o destino de todos, mas é muito difícil envelhecer e de entendê-lo como objetivo."

Dra. Silvana Coelho Nogueira

O que é Demência frontotemporal?

  • Foto do escritor: silgeriatria
    silgeriatria
  • 9 de out. de 2023
  • 3 min de leitura

Saiba mais sobre a demência frontotemporal



Foto em preto e branco senhora sentada em sofá

A demência frontotemporal, conhecida pela sigla DFT, é um dos quadros demenciais mais frequentes no mundo e se caracteriza por atingir especificamente a área frontal e/ou a área temporal do cérebro. Foi descrita em 1982 com a descrição de 6 casos com problemas de linguagem e comportamento.


A área frontal do cérebro é responsável pelo comportamento e a personalidade humana, a área temporal pela fala e capacidade de se expressar. Normalmente, são pessoas que iniciam o quadro com a mudança da personalidade de uma hora para a outra e apresentam uma diminuição do vocabulário e na capacidade de se expressar.


Características


Por volta dos 50 anos de idade, a DFT se apresenta, portanto mais cedo que a Doença de Alzheimer. Como toda demência, sua instalação é progressiva.


A história familiar importa e aumenta o risco de desenvolvimento da doença. A causa não é conhecida pela área médica. As características da DFT dependem de qual área cerebral é atingida. Quanto mais a região frontal do cérebro é afetada, mais há alteração de comportamento. Quanto mais temporal, mais atinge a capacidade de falar e se expressar até evoluir para a total perda da fala, conhecida como afasia. Com o tempo, pode acometer mais funções cerebrais como a memória propriamente dita.


Portanto, atinge mais a personalidade, o comportamento e a linguagem. Características mais comuns:

  1. Mudança de personalidade,

  2. Atitudes impulsivas e sem constrangimento;

  3. Diminuição do vocabulário e da capacidade de falar com desenvoltura;

  4. Tornam-se grosseiras e usam expressões não educadas;

  5. Comportamentos socialmente não aceitos como tirar a roupa em público ou tocar na parte íntima de outras pessoas sem autorização;

  6. Diminuição do cuidado pessoal;

  7. Diminuição da capacidade de executar ações e de lembrar- atinge a memória, à medida que a doença progride.

Idoso com bengala olhando pela janela

Afasia progressiva primária


A Afasia progressiva primária se enquadra como um dos tipos de demência frontotemporal. Ficou muito conhecida por acometer o artista norte-americano Bruce Willis.


Há três subtipos de afasias progressivas primárias diferentes, a Afasia Progressiva Primária Agramática (APPA),caracterizada por uma repetição da fala de terceiros e dificuldade de compreensão. Já a Afasia Progressiva Primária Semântica (APPS) leva a incapacidade de encontrar palavras apropriadas para o que se quer dizer. O terceiro tipo é a Afasia Progressiva Primária Logopênica (APPL), semelhante a doença de Alzheimer e caracterizada por longas pausas durante o discurso.



Tratamento


O tratamento não traz a cura, mas pode trazer mais qualidade de vida e diminuir o impacto dos problemas no dia a dia. Ele se divide em medicamentoso e não medicamentoso.


  • Não- medicamentoso

Estímulos com profissionais de saúde como fonoaudiológo e terapeuta ocupacional, manter atividades física regular, tomar sol, uma alimentação equilibrada podem ajudar.


  • Medicamentoso

Infelizmente, não há tratamento especifico e essa demência não responde ao tratamento comumente usado em Alzheimer e outras formas de demência.

Os medicamentos ajudam na diminuição de sintomas difíceis de lidar como inquietude e agitação, insônia e são escolhidos pelo médico de acordo com a necessidade.


  • Suporte ao cuidador

Enfrentar a DFT com tantos obstáculos e muitas mudanças no comportamento e personalidade exige muitas calma e paciência. Normalmente, o cuidador fica extremamente estressado. É importante que o cuidador lembre de cuidar de si, tirar 30 minutos do dia para se dedicar a alguma atividade que melhore sua saúde mental para que possa seguir em frente cuidando de quem ama.






Comments


bottom of page