top of page
Flores de cerejeira
Original on Transparent.png

"Envelhecer é o destino de todos, mas é muito difícil envelhecer e de entendê-lo como objetivo."

Dra. Silvana Coelho Nogueira

O que é reserva cognitiva?

  • Foto do escritor: silgeriatria
    silgeriatria
  • 16 de nov. de 2023
  • 2 min de leitura


Casal de idosos com um tablet

O conceito de reserva cognitiva teve origem no final da década de 1980, quando os investigadores descreveram indivíduos sem sinais de demência, mas que apresentavam em suas autópsias alterações cerebrais compatíveis com a doença de Alzheimer avançada. Esses indivíduos não apresentaram sintomas da doença em toda a sua vida. Os pesquisadores acreditam que isso ocorreu pois tinham uma reserva cognitiva grande o bastante para compensar os danos na estrutura cerebral e fazer que continuassem uma vida normal e ativa.


Afinal, o que é reserva cognitiva?


A reserva cognitiva é a capacidade do seu cérebro de improvisar e encontrar maneiras alternativas para realizar uma tarefa. A reserva cognitiva revela o quão ágil é o seu cérebro em adquirir habilidades para resolver problemas e lidar com desafios. A educação e curiosidade são as fontes para uma boa reserva cognitiva.


Por que a reserva cognitiva é importante?


Pesquisas mostraram que pessoas com maior reserva cognitiva são capazes de evitar sintomas decorrentes das alterações cerebrais degenerativas associadas à demência ou outras doenças cerebrais, como doença de Parkinson, esclerose múltipla ou de um acidente vascular cerebral.


Uma reserva cognitiva mais robusta também pode ajudar o cérebro a funcionar melhor diante de eventos inesperados da vida, como estresse ou uma cirurgia, por exemplo. Nessas circunstâncias, um esforço extra é exigido do cérebro.


Como melhorar a sua reserva cognitiva?


Pesquisadores da Harvard Medical School identificaram seis pilares para melhorar a sua saúde cerebral e a reserva cognitiva.


  • Coma uma dieta baseada em vegetais


  • Exercícios regulares


  • Boa noite de sono


  • Gerencie seu estresse


  • Cultive contatos sociais


  • Continue a desafiar seu cérebro com jogos, leitura, caça palavras.


Todos esses pilares devem ser seguidos juntos, eles não funcionam isolados. Simplesmente comer mais fibras ou adicionar uma caminhada matinal à sua rotina isoladamente, não são o bastante para melhorar a sua reserva cognitiva.


Tente ajustar esses pilares ao seu dia a dia e aumente a sua reserva cognitiva protegendo o seu cérebro das doenças degenerativas.





Commentaires


bottom of page