Posso usar medicamentos vencidos?
- silgeriatria
- 6 de out. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 7 de out. de 2023
Usar medicamentos fora da validade pode não ser seguro. Entenda um pouco mais.

Todos os medicamentos vendidos no país tem expostos em suas embalagens as datas de vencimento. Essas datas apontam até quando os remédios podem ser consumidos com segurança. No entanto, há muita discussão a respeito do uso de medicações vencidas e sua segurança para quem os toma.
Como a data de vencimento é definida?
As indústrias farmacêuticas responsáveis pela fabricação dos remédios fazem estudos para definir até quando o medicamento é seguro e mantem pelo menos 90% de sua eficácia. Esses estudos definem se, depois de prontas, as capsulas podem ser consumidos por 12 ou até mais de 24 meses de sua fabricação.
As agências reguladoras dos países como agência de vigilância sanitária- ANIVISA no Brasil e o FDA nos Estados Unidos acompanham e atestam se os estudos são confiáveis.
Posso usar remédios vencidos ?
A resposta é idealmente não. Já que depois do vencimento, não é possível ter certeza que a medicação fará o efeito esperado.
No entanto, alguns estudos tem questionado se não estamos descartando medicamentos cedo demais, especialmente medicações injetáveis como a injeção de adrenalina conhecida no mundo todo como Epipen, que no Brasil não é mais comercializada. Um estudo específico sobre essa injeção demonstrou segurança no uso até 15 meses após a validade exposta no rótulo.
É bom lembrar que só a data de validade não define se o medicamento está em boas condições para uso, é necessário se atentar onde ele é guardado, se está exposto ao sol e qual umidade o ambiente onde foi armazenado possui. Ambientes como banheiro, com muita umidade, ou áreas externas com exposição a luz solar direta e muito calor fazem os remédios estragarem antes da data de validade gravadas em seus recipientes.
Tomei um medicamento vencido, o que pode acontecer?
O mais comum é não acontecer nada. Nem o efeito esperado pela medicação e nem efeito colateral. Entretanto, não dá para garantir. Muitas vezes sintomas gastrointestinais como náuseas, vômitos e diarreia podem surgir e até alterações na pele como bolhinhas e vermelhidão.
Em caso de ingestão acidental de remédio fora da validade, o mais seguro é procurar um serviço médico.
Comentários