Quando procurar um geriatra?
- Silvana Coelho Nogueira
- 26 de out. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 11 de nov. de 2023
Uma dúvida muito comum é: Quando devo procurar um geriatra? Ela normalmente vem acompanhada com outras dúvidas como o porquê de acompanhar com um geriatra ou o que um geriatra faz. Essas perguntas vêm entrelaçadas, pois no fundo muita gente não entende como um geriatra trabalha, até porque como especialidade médica a Geriatria é jovem no Brasil. Apenas em 1971, a Geriatria surgiu como disciplina no curso de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), para depois expandir pelas Universidades, até o surgimento da Residência Médica e Especialização em Geriatria de fato.
Então, comecemos explicando. O médico geriatra é o especialista que acompanha a pessoa idosa, intervindo em questões de saúde próprias e naturais do envelhecimento ou em doenças que são mais comuns à medida que o tempo passa. Seu objetivo é promover qualidade de vida e a manutenção da independência e da autonomia do idoso. Na minha opinião, o grande objetivo da vida! Viver bem e sem depender dos outros, mantendo a nossa capacidade de decisão.
Outro papel importante do geriatra é acompanhar adultos ou idosos jovens, cujo desejo é envelhecer bem. Nesse caso, é definido um plano de acompanhamento personalizado e de longo prazo que envolve exames de rastreamento precoce de doenças, o famoso check-up, o aconselhamento para manejo de possíveis doenças hereditárias e o planejamento do estilo de vida, sim, do estilo de vida!
O estilo de vida é quem define de fato como você e eu envelhecemos. Já falamos aqui que a doença de Alzheimer é antes de tudo uma doença de estilo de vida e que se manter independente é uma construção muito mais possível de ser alcançada do que você pode imaginar. Mas precisa de organização e planejamento.
Assim, acompanhar com o geriatra garante um acompanhamento personalizado, ou melhor, holístico. Segundo o Dicionário Michaelis, a melhor definição de holístico é “relativo a holismo, doutrina que analisa os fenômenos que ocorrem com o ser humano como um todo indivisível, que não pode ser explicado pelas suas partes.” Concordo plenamente com a essa definição e creio não haver especialidade médica que case melhor com esse significado. O geriatra vê o individuo como um todo e tenta organizar todas as peças desse enorme quebra- cabeças da saúde para permitir o bem viver.
Bem, já sabemos quem é o geriatra e o que ele faz, agora a pergunta que não quer calar: Quando procurar o geriatra? Já falei que o geriatra acompanha o idoso e o adulto que quer envelhecer bem. A idade ideal para procurar um consultório geriátrico é definida, na literatura científica, como a partir dos 60 anos em países em desenvolvimento, o caso do Brasil. Então, se você já passou dos 60 anos, certamente um geriatra é recomendado. Muitos advogam que por volta dos 40 anos já seria um tempo bom, pois vai permitir um melhor planejamento para envelhecer bem. No livro Mortais de Atul Gawande, ele reflete sobre o envelhecimento e seu impacto na Sociedade e cita como acompanhar com um geriatra pode melhorar a sua vida, trazer mais qualidade e fazer você viver mais.
Fato é que sempre é tempo, se as doenças estão se acumulando ou você tem ido a muitos médicos de especialidades diferentes, não importa qual a sua idade, certamente um geriatra pode te ajudar!

Dra. Silvana Coelho Nogueira é medica geriatra, CRM 18612DF/ RQE 10216, especialista pela Universidade Federal de São Paulo e pela Associação Médica Brasileira. Pós graduada em Oncogeriatria pelo Hospital Israelita Albert Einstein. Possui Residência médica em Clínica médica pela Santa Casa de São Paulo e é formada pela Universidade Estadual do Piauí. Radicada em Brasília onde exerce sua atividade profissional desde 2011. Escreve às quintas-feiras para o portal Etarium.
Comentários