top of page
Flores de cerejeira
Original on Transparent.png

"Envelhecer é o destino de todos, mas é muito difícil envelhecer e de entendê-lo como objetivo."

Dra. Silvana Coelho Nogueira

Cinco dicas para diminuir a agitação na Doença de Alzheimer

  • Foto do escritor: silgeriatria
    silgeriatria
  • 10 de set. de 2023
  • 2 min de leitura

Facilitando a vida na Doença de Alzheimer

Idosa sentada, lindo sorriso

A doença de Alzheimer é o tipo mais comum de demência em todo mundo. Ela leva a perda de memória e diminui a capacidade de executar tarefas do dia a dia. Normalmente, a doença de Alzheimer aparece lentamente. Afeta a capacidade de lembrar de tarefas recentes, nomes de pessoas, histórias e fatos que acabaram de ser contados. À medida que o tempo passa, podem aparecer agitação e agressividade. Essas alterações comportamentais surgem principalmente na fase moderada da doença e costumam ser bem difíceis de lidar.


Por que a agitação aparece?


À medida que a doença vai evoluindo, mais áreas cerebrais vão sendo afetadas, muitas vezes atingindo regiões responsáveis pelas percepções sensoriais e pela capacidade de se expressar. Isso por si já pode trazer alterações de comportamento.


Além disso, todas as dificuldades são percebidas pelo próprio doente que nem sempre consegue expressar sua frustação por palavras, gerando inquietação e ansiedade.


Outro motivo é o excesso de atividades e estímulos que pode gerar estrese físico e emocional contribuindo para inquietação.


O que fazer?


É comum que essas alterações do comportamento precisem ser medicadas com remédios prescritos pelo médico assistente. No entanto, algumas medidas podem ajudar a melhorar:


  1. Banho de sol

A exposição a luz solar pela manhã melhora o humor, traz sensação de bem -estar e ajuda a situar o cérebro no tempo, contribuindo para uma maior orientação e quietude.


2. Aromaterapia


A aromaterapia é um ramo da fitoterapia que usa óleos essenciais de ervas para melhoria da saúde. Alguns trabalhos comprovam que o uso de óleo essencial de ervas calmantes ,especialmente a Melissa, conhecida como cidreira, acalmam a agitação em pacientes com Doença de Alzheimer. Pode ser feita através de massagens terapêuticas ou banhos aromáticos;


3. Chás calmantes


Técnica milenar que usa ervas com propriedades calmantes é uma boa aliada no tratamento da agitação. Destaque para erva-cidreira, camomila e erva-doce;


4. Diminuir o consumo de substâncias estimulantes


Diminuir o uso de substâncias estimulantes ao longo do dia é muito importante. Especialmente o café, chá mate e bebidas alcoólicas.


5. Faça atividades prazerosas antes do horário da agitação


As agitações em pacientes com Doença de Alzheimer acontecem geralmente no fim do dia. Antecipe-se! Leve o doente para passear em um ambiente com contato com a natureza ou de bastante familiaridade, veja fotografias, pinte ou ouça uma música.

Importante evitar uso de telas, especialmente televisão, pois são estimulantes.




Fonte:






Comments


bottom of page