Sete alimentos que ajudam a diminuir o colesterol!
- silgeriatria
- 19 de out. de 2023
- 2 min de leitura
Tenha uma alimentação que ajuda a diminuir o colesterol ruim e melhora a saúde.

Uma preocupação muito comum é reduzir o colesterol alto. Nem todo colesterol é ruim, ele até é importante para a manutenção de algumas funções do corpo. De forma simples, o colesterol que mais preocupa a saúde é o colesterol ruim, o LDL. Esse colesterol é que acumula nos vasos e podem "entupí-los".
Diferentes alimentos podem ajudar a reduzir o colesterol. Alguns fornecem fibra solúvel, que se liga ao colesterol e aos seus precursores no sistema digestivo e os arrasta para fora do corpo antes de entrarem em circulação. Outros fornecem gorduras poliinsaturadas, que reduzem diretamente o LDL. Temos ainda os que contêm esteróis e estanóis vegetais, que impedem o corpo de absorver o colesterol.
Alimentos que ajudam a diminuir o colesterol ruim
1. Aveia
Um passo simples para diminuir o colesterol é comer uma tigela de aveia no café da manhã. A tigela fornece 1 a 2 gramas de fibra solúvel. Pode ser na forma de mingau de aveia ou com frutas.
2. Cevada
Assim como a aveia, a cevada pode ajudar a diminuir o colesterol e o risco de doenças cardíacas, principalmente por meio da fibra solúvel que fornecem.
3. Feijão
O feijão é preferência nacional e especialmente rico em fibras solúveis que ajudam a diminuir o colesterol. Além disso, as variações do feijão, temos o preto, carioca, fradinho, vermelho, proporcionam muitas maneiras de preparo.
4. Berinjela e quiabo.
Esses dois vegetais de baixa caloria são boas fontes de fibra solúvel. Esse tipo de fibra se liga ao colesterol no sistema digestivo não permitindo que entrem na circulação;
5. Oleaginosas
Estudos mostram que comer amêndoas, nozes, amendoins é bom para o coração. Comer 60 gramas de nozes por dia pode reduzir o LDL em 5%. As nozes possuem nutrientes adicionais que protegem o coração de outras maneiras.
6. Maçãs, uvas, morangos, frutas cítricas.
Essas frutas são ricas em pectina, um tipo de fibra solúvel que reduz o LDL.
7. Soja
Comer soja e alimentos feitos a partir dela, como tofu e leite de soja, ajudam bastante a reduzir o colesterol. Assim, consumir 25 gramas de proteína de soja por dia, que corresponde a 2 xícaras e meia de leite de soja, pode reduzir o LDL em 5% a 6%.
Como enfrentar o colesterol, então ?
A verdade é que baixar os níveis de colesterol ruins no sangue não dependem apenas de uma tática. Mas alimentar-se bem definitivamente é a mais importante delas. Adicionar vários alimentos para reduzir o colesterol funciona melhor do que adotar apenas um alimento com esse objetivo, até porque alimentos diferentes agem de forma distinta com relação ao colesterol. Os principais alimentos nessa batalha são frutas, vegetais e grãos integrais.
É claro que mudar uma dieta para baixar o colesterol exige mais atenção e esforço que tomar medicação todos os dias. Mas tem também muitos ganhos como conhecer novas texturas e sabores, mantém a pressão arterial sob controle, ajuda as artérias a permanecerem flexíveis e responsivas, é bom para os ossos e para a saúde digestiva, para a visão e para a saúde mental. Além disso, evita efeitos colaterais comuns das medicações para colesterol chamadas estatinas como problemas musculares.
Kommentare