Seu metabolismo está lento?
- silgeriatria
- 14 de nov. de 2023
- 3 min de leitura
Conheça oito causas para um metabolismo mais lento e ajude a reverter essa situação.
O metabolismo é a maneira com que o seu corpo transforma alimentos consumidos em energia. Quando o metabolismo do organismo desacelera, é possível sentir na pele. A fadiga chega, o peso aumento, o sono muda. Conheça oito situações que podem estar atrapalhando o seu metabolismo.
1. Seus hormônios

Uma mudança em seus hormônios pode desacelerar o seu metabolismo e o uso de energia no seu corpo. Isso pode levar a fadiga e sensação de exaustão e aumento de peso. A tireoide funcionando mal, especialmente quando funciona mais lentamente pode levar a esse processo. A paratireoide, uma pequena glândula que comando o uso de cálcio no corpo, também pode levar a sonolência e exaustão. Alterações na glândula adrenal ou na hipófise são causas dessa desaceleração. O diabetes mellitus, uma alteração vinculada a funcionalidade do pâncreas também pode levar a um metabolismo preguiçoso.
O que fazer: Se você tiver algum problema de saúde, continue seu tratamento. Nos primeiros sinais de que o metabolismo pode estar lento, procure um médico para fazer os exames adequados e verificar os seus hormônios.
2. Insônia

Uma boa noite de sono ajuda o metabolismo a permanecer estável. Quando você não dorme bem, é mais difícil para seu corpo usar bem a energia, desacelerando o metabolismo.
O que fazer: A maioria dos adultos precisa de 7 a 9 horas de sono. Mude seus hábitos antes de dormir, evite bebidas estimulantes após as 18h, pare com as telas até as 19h, diminua a ingestão de líquidos após as 18h e tome um banho laxante antes de deitar.
3. Dietas restritivas

Manter o peso controlado é muito importante para a saúde, mas não comer o suficiente, pode desacelerar o seu metabolismo. Dietas severas, especialmente quando você também se exercita, ensinam seu corpo a se contentar com menos calorias. O tiro pode sair pela culatra, quando o seu corpo entende que está passando por uma fase dificil e interpreta que deve estocar energia. Assim, o corpo entra em modo "slow motion". Diminui o metabolismo e gasta menos calorias.
O que fazer: Mantenha uma dieta realista. Não corte carboidratos.
4. Sal Rosa

O sal rosa tem sido uma vedete das cozinhas, presente nos melhores restaurantes e cozinhas gourmet. Mas não há adição de iodo, o que pode prejudicar o funcionamento da tireoide, deixando essa glândula mais lentificada e arrastando o seu metabolismo com ela.
O que fazer: Apenas uma pitada de sal de cozinha iodado atende a essa necessidade. Se você não consegue usar o sal comum iodado, desfrute de um alimento rico em iodo, como o camarão.
5. Você está desidratado!

Sim, você pode estar desidratado! Sem água suficiente, seu metabolismo pode parar. Que tal um copo alto e fresco de água? Alguns estudos mostram que a ingesta adequada de água ajuda o corpo a queimar energia e estimula a perda de peso. Em qualquer temperatura, a água também aumenta sensação de saciedade, levando a menor ingestão de alimentos.
O que fazer: Beba bastante água ao longo do dia. Você também pode comer mais alimentos naturalmente ricos em água, como melancia ou pepino. O importante é não descuidar nem esperar a sensação de sede chegar!
6. Cálcio insuficiente

Você precisa de cálcio e não apenas para a saúde óssea. O cálcio é um nutriente essencial para um metabolismo rápido, sem ele não conseguimos contrair os músculos adequadamente, ficando cansados com mais facilidade.
O que fazer: São muitas opções deliciosas! Você pode obter cálcio do leite e de seus derivados. O cálcio ainda está presente em muitos alimentos fortificados (como cereais, suco de laranja e leite de soja ou amêndoa), salmão, gergelim cru, couve e tofu.
7. Seus remédios

Alguns medicamentos podem retardar o seu metabolismo. Alguns antidepressivos e certos antipsicóticos que os médicos usam para tratar a esquizofrenia, medicações betabloqueadores cardíacos que diminuem a frequência cardíaca.
O que fazer: Informe o seu médico se você acha que suas prescrições podem ser um problema. Nunca abandone seu tratamento.
8. Estresse crônico

Quando você está em uma situação estressante, seu corpo produz um hormônio chamado cortisol. O objetivo é dar a você um rápido aumento de energia. Mas se você está preso em uma zona de estresse, o corpo continua produzindo cortisol. Altos níveis desse hormônio dificultam o uso da insulina pelo corpo. Isso freia o seu metabolismo e estimula o ganho de peso.
O que fazer: Encontre maneiras de desestressar. Respire fundo. Faça algo que você ama. Encontre o que funciona para você.
Use essas dicas ao seu favor e acelere o seu metabolismo!
Comentários