Tenha músculos e continue jovem
- silgeriatria
- 19 de set. de 2023
- 2 min de leitura
Como a força muscular faz toda a diferença no envelhecimento saudável

Envelhecer é o destino de todos nós e para envelhecer bem ter músculos é um dos maiores segredos
A partir dos 40 anos de idade, o envelhecimento se torna mais impactante e a estrutura do corpo começa a mudar. Nesse período, o corpo perde água corporal, a massa óssea vai diminuindo, assim como a massa dos músculos. E isso faz falta para a capacidade de ir e vir, para a força muscular e até para a manutenção da temperatura do corpo estável. Portanto, aumenta a chance de se torar dependente de outras pessoas a medida que a idade vai passando.
Como ganhar músculos?
Antes de tudo, é necessário se exercitar. Sedentarismo aqui não é uma opção. O exercício que proporciona o maior ganho de músculos são os treinamentos resistivos, especialmente a musculação.
Para os que não são fãs da academia de ginástica, o pilates é uma boa opção, seguido por treinamentos funcionais e tai-chi-chuan.
Exercícios na água como a hidroginástica, muito popular entre a população mais idosa, não traz tanto ganho de músculos, pois há pouca resistência pela ação da agua, que alivia o impacto do exercício.
Mas não há dúvida, qualquer exercício é melhor que nenhum. O importante é começar e não deixar o sedentarismo entrar a vida.
Benefícios que os músculos trazem para envelhecer bem
Bom para a memória
Durante a atividade física, os músculos liberam um hormônio chamado irisina. A irisina melhora a atividade cerebral, especialmente a atividade do hipocampo, uma das áreas cerebrais responsáveis pela memória e protegem os neurônios de efeitos tóxicos.
Melhora o humor
A atividade física aumenta a liberação de substâncias responsáveis pela sensação de bem -estar como serotonina e dopamina. Além disso, as atividades propiciam a formação de uma rede de amigos com os mesmos interesses e isso diminui a chance de depressão, um fator e piora da qualidade de vida. Como a depressão é um fator de risco para perda de memória, diminuir o risco de humor deprimido também diminui o risco de demências ;
Diminui o risco de quedas
A atividade física resistiva aumenta a massa e a força dos músculos. Isso deixa a coluna vertebral mais estável, deixa os joelhos mais estáveis, o centro de gravidade se mantem no local certo e assim, quando há um obstáculo fica mais difícil cair ao chão, diminuindo o riso de cair.
Ajuda a manter peso adequado
Quanto mais músculos, mais o metabolismo fica acelerado e o metabolismo mais acelerado gasta mais energia. Além disso, músculos maiores precisam de energia e usam a energia disponível e seria depositada na forma de gordura, ajudando no processo da manutenção de um peso adequado.
Diminui o risco de fraturas nos ossos
Músculos mais fortes, pressionam os ossos localizados logo abaixo deles e isso faz que os ossos fiquem mais resistentes, diminuindo o risco de quebrar. Além disso, como explicado acima, diminui o risco de cair, um importante fator de risco para fraturas.
Assim, músculos garantem uma boa reserva física e quando o tempo passa faz muita diferença para envelhecer adequadamente.
Comentários