Um forte aperto de mão diz muito sobre a sua saúde!
- Silvana Coelho Nogueira
- 8 de out. de 2024
- 3 min de leitura
A força do aperto de mão é um indicador do nível de saúde e até um preditor de problemas de memória.

A sua força de preensão da mão pode indicar muito mais do que o quão confiante você é. Essa força serve como uma medição confiável da saúde geral – até mesmo como um indicador da saúde potencial do seu coração e vasos sanguíneos. Ela nos fala sobre resistência muscular, potência e saúde óssea nas extremidades superiores e pode informar sobre mortalidade por todas as causas e mortalidade cardiovascular. Por mais surpreendente que seja, uma pesquisa médica conseguiu demonstrar a ligação entre a força de preensão e o quão bem e por quanto tempo você pode viver.
“Descobrimos que a força muscular é um reflexo da fragilidade muscular e também da fragilidade vascular”, disse Darryl Leong, PhD, professor associado e pesquisador principal do Population Health Research Institute da McMaster University em Ontário, Canadá para o WebMd, site americano de informações de saúde.
A força de preensão palmar é fácil de medir, tanto em um consultório médico ou em casa. Se você tem dificuldade para abrir um pote de geleia pode indicar que a força do seu aperto de mão não é mais a mesma. com ele.
O que a força de preensão significa para a saúde
Esse ultimo estudo canadense mediu a força de preensão em mais de 125.000 adultos usando um dinamômetro, um dispositivo portátil que detecta força ao apertá-lo. Embora a força de preensão seja a medida, ela não é necessariamente a causa da mortalidade quando fraca. A preensão fraca indica que os músculos do corpo estão difusamente fracos e isso está relacionado à má saúde cardiovascular.
O envelhecimento natural, chamado de senescência, vai reduzir a massa muscular naturalmente, o que leva a diminuição da força de preensão à medida que envelhecemos.
Como aumentar a força do aperto de mão?
O caminho para aumentar a força da preensão palmar é o exercício regular, que aumenta a massa muscular e a força dos músculos. Alguns exercicios podem ajudar um pouco mais.

Encolher os ombros: comece com os braços pendurados ao lado do corpo, um peso em cada mão. Encolha os ombros para frente, para cima, para trás e para baixo por uma repetição. Tente repetir esta sequência por 20 a 30 segundos. Se você não conseguir completar a sequência por tanto tempo, alivie seus pesos. Estabeleça como meta chegar a um minuto inteiro.
Rotações do cotovelo: enrole uma toalha pequena e coloque uma mão perto de cada extremidade dela. Estenda os braços à sua frente e gire cada ponta da toalha em direções opostas, para frente e para trás, como se estivesse tentando torcer água. As palmas das mãos se moverão para frente e para trás, para cima e para baixo, trabalhando tanto a supinação quanto a pronação;
Apertos de bola: Pegue uma bola de tênis, uma bola antiestresse por 30 segundos, aperte e solte continuamente, depois repita do outro lado. Você provavelmente descobrirá que sua mão não dominante se cansa mais rápido, mas, ao exercitá-la regularmente, você logo equilibrará os desequilíbrios. Esses movimentos trabalham seus músculos intrínsecos e desafiam sua capacidade de reproduzir o movimento ao longo do tempo.
Embora focar especificamente na força de preensão seja um bom ponto de partida, é importante lembrar que é o condicionamento corporal total que fará a diferença a longo prazo. . E assim como suas medidas de pressão arterial ou colesterol representam uma vida inteira de hábitos, sua força de preensão também.
Comentários