Um pouquinho sobre mim!
- Silvana Coelho Nogueira
- 19 de set. de 2023
- 2 min de leitura
Olá, vocês já sabem o meu nome. Afinal, ele está estampado aqui em cima, rs. Mas não custa nada que eu me apresente um pouco para vocês nesse primeiro dia, como numa dinâmica de trabalho ou no primeiro dia em uma equipe ou até mesmo numa roda de amigos.
Eu me chamo Silvana Coelho Nogueira, sou médica geriatra e é por isso que estou aqui. Falar sobre envelhecimento, novidades quanto a Doença de Alzheimer, discutir sobre problemas de memória é o forte de um geriatra. E, eu admito, gosto demais de fazer essas três coisas. Mas sou mais que geriatra, antes de tudo vou me apresentar como pessoa, sem a parte acadêmica, até por que isso é bem maçante!
Sou casada há mais de 10 anos, mãe de duas lindas crianças, tenho e sigo minha religião- e acredito firmemente no papel da Espiritualidade como chave para um envelhecimento saudável. Nasci no Piauí, a primeira de 4 filhos, a mais velha e aí entra a maior peculiaridade de todas, fui criada pelos meus avós paternos. Sim, essa é a peculiaridade, pois dela nasceu a paixão da geriatria em mim.
Convivi com dois velhinhos que souberam amar e foram amados e, que, ao fim, exigiram cuidados. Minha avó teve Doença de Alzheimer, além dela, mais 2 irmãs. Uma dificuldade! E aí, entra meu outro papel, eu fui uma cuidadora!
Bem, acho no fundo que continuo sendo uma cuidadora, mas não de apenas uma pessoa amada. A geriatria me fez ser cuidadora de uma série de famílias, de uma forma diferente é verdade, mas também muito presente.
O amor pela geriatria veio então de longa data e permanece aqui firme.
Todos os dias ele se manifesta. E sim, minha vida acadêmica importa, sou muito feliz em ter formado na Universidade Estadual do Piauí, Clínica Médica na Santa Casa de São Paulo, ter me especializado em Geriatria pela Universidade Federal de São Paulo, mas de longe não são meus maiores requisitos para lidar e escrever sobre envelhecimento e seus desafios. A vida em família com idosos que precisavam e amor e muito cuidador, além de uma porção extra grande de paciência, foi que me fez perceber e enfrentar essas questões.
Sejam bem-vindos por aqui! Sigamos juntos nessa linda jornada!
Comentarios