top of page
Flores de cerejeira
Original on Transparent.png

"Envelhecer é o destino de todos, mas é muito difícil envelhecer e de entendê-lo como objetivo."

Dra. Silvana Coelho Nogueira

Vacina contra Herpes Zoster diminui até 20 % de chance de ter um AVC

  • Foto do escritor: silgeriatria
    silgeriatria
  • 31 de ago. de 2023
  • 2 min de leitura

Médicos transportado paciente pelo corredor de um hospital

O Acidente Vascular Cerebral (AVC), também conhecido como acidente vascular encefálico ou derrame cerebral é uma das doenças debilitantes mais comuns no mundo. Ela pode levar a dificuldade de fala, na deglutição, perda da capacidade de movimentar pernas e braços e até à morte.

O AVC acontece quando há uma interrupção do fluxo de sangue em uma determinada área cerebral. Isso pode acontecer por um rompimento da artéria responsável pela irrigação, como nos aneurismas, o chamado AVC hemorrágico. Ou por uma obstrução do fluxo sanguíneo por um coágulo ou por uma placa de gordura, o acidente vascular isquêmico. Nessas situações ao não receber sangue, a área cerebral afetada morre ou sofre bastante, levando a sequelas motoras, sensitivas ou psicológicas.

Para evitar um acidente vascular, adotar hábitos associados a uma vida saudável, como não fumar, cuidar de um alimentação saudável, diminuir o sal da comida é primordial. Além disso, controlar a pressão arterial, diabetes e obesidade também são importantes.. No entanto, pesquisadores descobriram um outro fator protetor: a vacina contra o Herpes Zoster.


Area de pele atingida pelo Herpes Zoster
Herpes zoster em fase de bolhas e vermelhidão

O Herpes zoster é uma doença comum causada pelo vírus Varicella Zoster, o mesmo responsável pela catapora, também chamada de Varicela. Em algumas regiões do Brasil, o Herpes Zoster é conhecido como "cobreiro". Apesar de ter o nome de Herpes, essa doença não está relacionada ao herpes simples, causada por outro tipo de vírus e que é ainda mais comum, aparecendo normalmente como pequenas bolhas em regiões habitualmente expostas ao sol, como os lábios.


Normalmente, o Herpes Zoster atinge pessoas idosas. Pode acometer ainda quem esteja passando por situação física ou emocional difícil, ou os imunossuprimidos, pessoas que tiveram sua imunidade reduzida por conta de um tratamento ou por uma doença específica. O vírus fica latente, adormecido em uma região de nervo, um gânglio nervoso, até que se manifestar. As manifestações clínicas mais comuns no Zoster são o surgimento de vermelhidão, bolhas e dor. Normalmente, a região acometida segue a inervação local.

Existem duas vacinas para herpes zoster e a indicação oficial é que seja aplicada em os adultos a partir dos 50 anos de idade. Um estudo apresentado em 2020 em um Congresso internacional da Academia Americana de neurologia demonstrou uma diminuição de até 20 % dos casos de AVC's entre os individuos vacinados. O risco diminuiu tanto para acidentes vasculares hemorrágicos quanto isquêmicos. Isso se deu pois quando há replicação desse vírus dentro de nervos intracranianos, gera inflamação e dano vascular levando ao acidentes vasculares relacionados ao vírus. As infecções por zoster aumentam em quase 80 % a chance de ter uma AVC no mês posterior a sua apresentação.



Fonte:



Comentários


bottom of page